Olhar Econômico

18 novembro, 2005

Dólar

O BC anuncia a compra de mais dólares. Agora, é via SWAP. Mas, segundo analistas econômicos a cotação deve se manter no patamar atual com tendência de queda. Interessante que essa arma de juros alto e exportações altas tem "matado" os efeitos das políticas "anti-queda dólar" do BC. Esse é o verdadeiro problema do BC. Leia..

2 Comments:

  • Meu caro Joselmar, vamos definir o que é swap para os nossos visitantes entender???
    R; Em finanças, swap é um contrato que estabelece a troca de rentabilidade e risco entre investidores. Para entender a necessidade de um contrato de swap, cite-se por exemplo uma empresa exportadora, que têm receitas em dólar, mas cujas despesas são corrigidas por juros pós-fixados. Nesse caso, a empresa poderia usar um contrato de swap para trocar o "risco cambial" pelo "risco de juros pós-fixado". Uma típica empresa interessada nesse título seria uma varejista importadora, cujas despesas são atreladas ao dólar e cujo caixa está aplicado no mercado (acompanhando assim a evolução dos juros).Assim, essas duas empresas fazem um contrato de swap entre si, ou através da intermediação de instituição financeira, para trocar uma posição de risco.
    Swap é um contrato derivativo. Pode ser usado como no exemplo acima (de hedge ou seguro), ou como investimento especulativo. As operações mais comuns de swap no mercado brasileiro são:
    swap prefixado - troca de juros prefixados por juros pós-fixados (CDI over)swap cambial - troca de taxa de dólar por juros pós-fixados. Quando intermediados por instituições financeiras, os contratos de swap estão sujeitos à incidência de IOF e IR, conforme tabelas fornecidas pela Receita Federal. De um modo geral, a alíquota do IOF é decrescente, em função do prazo de permanência do contrato.

    By Blogger Joel Martins, at 11/20/2005 11:41:00 AM  

  • Brilhante Joel. Você definiu com propriedade. Essa questão conceitual eu "pulei" por considerar básico para qualquer acadêmico de economia. Principalmente para quem acompanha o mercado financeiro. Depende, obviamente, do esforço e entendimento de cada um, mas a conceituação neste caso se faz necessária. Evidentemente não se tem a pretenção de subestimar conhecimentos e muito menos esgotar um temas acessório. [ ]s, Joselmar

    By Blogger Joselmar Silva, at 11/20/2005 01:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home