Olhar Econômico

06 novembro, 2005

EUA e Brasil, agora amigos?

Fico me questionando. Será que esta visita do Bush trará alguma coisa de bom para o país? Qual é sua verdadeira intenção? Postei um texto que fala da intenção no México em se unir ao Mercosul. A china, todos sabem que desponta no comércio mundial. O mercosul tenta se organizar como um bloco para defender os interesses em conjunto. E a ALCA, sonho dos americanos, parece distante. Não podemos esquecer da briga na OMC. Então, qual é o verdadeiro interesse? Vender bondade e elogios, o Bush não consegue me convencer. Bom, alguém tem pistas?

4 Comments:

  • Concerteza meu caro amigo Joselmar, há um jogo de interesses de Bush(EUA) no Brasil, talvez a Alca, ou talvez ficou comovido pelo que vem acontecendo com o rebanho de gado brasileiro(febre aftosa)....Será??? Isso é uma incógnita para o povo brasileiro...ou talvez uma estratégia de Bush para que as relações comerciais da rodada de Doha seje para a redução da pobreza no mundo....Será que é isso que Bush quer???

    By Blogger Joel Martins, at 11/06/2005 10:34:00 PM  

  • Como falei meu caro, acho que bondade ele não vende. Tem interesses por traz disso tudo. Comerciais? talvez, mas não é só. Apesar da visita ser rápida, menos de 24Hs e ser consequência da reunião de cúpula. Interessante é que o Celso Amorim joga conforme o Bush, vende a idéia de que a ALCA não foi descartada totalmente. Veja só Joel, como é interessante o jogo diplomático. Um dia você briga na OMC e outro você tece elogios mutuos. Muito interessante, mesmo.

    By Blogger Joselmar Silva, at 11/06/2005 10:45:00 PM  

  • Muito legal o blog Joselmar, já botei nos meus favoritos. Eu não vejo nenhum interesse especifico na visita do Bush não, ele veio pq a cada 4 ou 5 anos tem que vir mesmo, pra mim é isso.
    andre

    By Blogger Unknown, at 11/07/2005 04:27:00 PM  

  • Legal André. Quando postei este material estava um pouco intrigado com esta visita, mas me parecia, como você escreveu, uma obrigação mesmo. Ou para diminuir um pouco essa idéia de cofronto entre Brasil e EUA na OMC (Aquela história dos subsídios agrícolas). Fecho com você. Quanto ao blog, estou recebendo sugestões, tá bom! Valeu pelo incentivo e até as próximas postagens. [ ]s, Joselmar

    By Blogger Joselmar Silva, at 11/07/2005 05:15:00 PM  

Postar um comentário

<< Home