Olhar Econômico

10 dezembro, 2005

Tim Harford: adepto de Steven Levitt

>

O site no mínimo se adianta e apresenta mais um economista que observa fatos do cotidiano através do olhar econômicos. Tim Harford é colunista do Jornal "Financial Times" e tem extraído muitas gargalhadas de seus inúmeros leitores. Sua análise enfoca desde a traíção de um casamento mal sucedido até conselhos profissionais. Com um leitura fácil e bem humorada, Tim Harford, parece que vai ganhar muitos adeptos no Brasil em breve, dada ao enorme sucesso do semelhante Best seller de Steven Levitt.
<.>
Seu livro intitula-se, “The Undercover Economist: Exposing Why the Rich Are Rich, the Poor Are Poor – and Why You Can Never Buy a Decent Used Car!” (O economista disfarçado: explicando por que os ricos são ricos, os pobres são pobres e você nunca pode comprar um carro usado decente!) já é um sucesso nos EUA, onde foi recentemente lançado e na Inglaterra a previsão de lançamento é em março de 2006, mas dado os pedidos poder ser que seja antecipado.
<..>
Me parece que está é uma nova onda entre esses novos economista contemporâneos, pois tratar de temas tão próximos das pessoas comuns (as que não tem ligação direta com a economia mais formal e técnica) é uma forma de desmistificar temas áridos que compõem nossos dias de estudos. Obviamente, não se pode pensar que a economia tenderá a esse caminho, ou seja, mais desleixado no trato das questão fundamentais, mas é uma forma bem usual de leitores comuns e até economista formais observarem que seu dia-dia pode ser mais divertido. É tipo aquele velho costume popular de que unir o útil ao agrádavel é sempre bom. Além de que isso pode tornar a economia mais atrativa e quem sabe a torne as salas de aula do curso latada de novos adeptos, de novas visões que agreguem conhecimento e qualidade no estudo econômico.
<...>
Leia a entrevista que no mínimo fez com Tim Harford e conheça mais um pouco desse mais novo best seller que se aportará no Brasil em breve.