Olhar Econômico

15 janeiro, 2006

Ameaça ao Meio Ambiente

O Worldwatch Institute, sediado nos EUA, apresenta um relatório onde sugere que a China e a Índia nos atuais níveis de crescimento econômico trarão sérios danos ao meio ambiente do globo. Danos irreparáveis.
Acho interessante ler isto vindo de um instituto sediado nos EUA, pois todos sabem que atualmente são os americanos que lideram esse processo de poluição. Recentemente ocorreu na Unisc um seminário sobre o Protocolo de Kioto, onde apresentou-se um pouco sobre este tema tão atual. Ficou claro que quem não tem contribuido para a redução dos efeitos destes gases é justamente os EUA. Este país e alguns europeus, como a Inglaterra afirmam que se colocarem em prática as regras do Protocolo suas economias serão sériamente prejudicadas.
Cito apenas os gases de efeito estufa, mas em termos de crescimento econômico de uma nação não se resume a isto apenas. Poderia citar o uso indevido de rios nos processos de descartes dos efluentes, nas derrubadas e outras.
Acredito que o crescimento chinês e indianos nos atuais níveis, somados aos dos EUA e Europa nada tem a contribuir com o crescimento sustentável do planeta, mas culpar apenas os chineses e indianos pelos danos futuros ao mundo por suas respectivas escolhas por um crescimento acelerado é um tanto contraditório.