Olhar Econômico

22 fevereiro, 2006

Energia Renovável

Alguns projetos devem ser divulgados para servir de estímulos a empreendedores. No RS está sendo construido o segundo maior parque eólico do mundo. O empreendimento está situado em Osório e receberá no dia 7 de março, em Nova Iorque (EUA), o prêmio de melhor projeto de energias renováveis da América Latina em 2005, da revista Euromoney. O projeto tem as mais modernas tecnologias disponíveis no planeta.

O município de Osório já recebeu R$ 1,5 milhão de ISSQN desde o início das obras do parque eólico em julho de 2005. Os recursos são provenientes das empresas prestadoras de serviços. Segundo o prefeito Romildo Bolzan Jr., a expectativa é receber mais R$ 10 milhões até dezembro.
Mas, a questão não é só essa. Pensamos no alcool, também, como uma forma de reduzir os poluentes. Na biomassa. O alcool é interessante, pois percebemos uma luta entre governo e usineiros que reagem como os arabes detentores das jazidas de petróleo. A regulão do preço é dada pela sua oferta. Mas, um detalhe, no Brasil se me lembro bem não existe estoque regulador. Então, estamos momentâneamente reféns dos usineiros.