Olhar Econômico

21 março, 2006

SBPC

Já estão abertas as inscrições para a 58ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e 13ª Jornada Nacional de Iniciação Científica. O evento ocorre de 16 a 21 de julho deste ano, na cidade de Florianópolis.

O detalhe é que a seleção dos bolsistas é feita pelas próprias Pró-Reitorias de Pesquisa ou Diretorias Científicas das respectivas instituições.

Desta vez vou participar, pois na última edição não me animei a enfrentar um deslocamento do RS até Fortaleza/CE. Apesar de ter todas as despesas pagas. Para nós gaúchos esta edição é bem próxima e vale a pena participar. Terei, possivelmente, um ou dois trabalhos inscritos. Esse é certamente um momento de grande confraternização, além de observar o que os outros iniciantes na área científica pesquisam.

Portanto, assim como eu, outros bolsistas-pesquisadores do CNPq devem participar.

Tem outro detalhe, os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq podem ainda inscrever seus trabalhos para concorrer ao Destaque do Ano na Iniciação Científica. Um dos prêmios mais interessantes é uma bolsa de mestrado. Totalmente “free”. Vale a pena participar.

Gostaria também de informar aos meus caros colegas que eu faturei o Prêmio Honra ao Mérito do ano de 2005-2006, na Unisc. O meu projeto foi considerado o melhor na área de Ciências Sociais Aplicadas. No total foram mais de 550 trabalhos apresentados. A avaliação compreendeu na escolha dos melhores resumos, na apresentação oral e no relatório final. A banca de avaliação dos relatórios finais e fechamento da premiação foi efetuada Professores Doutores nas áreas específicas (de fora da instituição) para cada uma das 3 áreas premiadas. Este foi um prêmio bastante concorrido e muito bem avaliado. Algo significativo e deve ser registrado.

7 Comments:

  • Joselmar, o seu projeto premiado era sobre que tema?
    Estou procurando um tema pra monografia e ando curiosíssimo sobre as pesquisas dos colegas.

    By Anonymous Anônimo, at 3/22/2006 03:11:00 PM  

  • André fico feliz pelo contato. O tema da minha monografia é sobre a cobrança pelo uso da água. Este tema é derivado de um trabalho como bolsista PIBIC/CNPq na UNISC. Trabalhei durante um ano em cima disso. O resultado desse trabalho todo saiu no último dia 16 de março, onde fui agraciado com o Prêmio Honra ao Mérito. A pesquisa que pretendo desenvolver na monografia é uma extensão do projeto desenvolvido, e está relacionado ao impacto econômico na região onde me situo da cobrança pelo uso da água. Especificamente, sobre a cultura do arroz, que sabemos é uma das que mais utiliza água (arroz irrigado). Esta é, talvez, uma das mais delicadas de ser instituidas. Mas, meu objetivo é ver o impacto sobre o custo e sobre a lucratividade e quanto isso será relevante. Atualmente, cobramos apenas pelos serviços de coleta, tratamento e fornecimento da água. Mas, cobrança pela água em suas propriedades intrínsecas não. É um tema bastante promissor este, pois poucos estados no Brasil implantaram de fato a cobrança, um pouco pela complexidade das regiões.
    Tem um livro muito bom sobre o tema "Economia dos Recursos Hídricos, de José Carrera-Fernandez", talvez nesse livro você tenha uma idéia melhor do tema.

    By Blogger Joselmar Silva, at 3/22/2006 04:11:00 PM  

  • Meus parabéns pelo prêmio, tendo Carrera como referencial dá pra perceber que você faz pesquisa séria em economia.
    Digo isso porque o nível das monografias, projetos de monografia e mesmo projetos de pesquisa que encontro é deprimente.
    O Carrera é professor lá da faculdade (FCE-UFBA), ele é famoso por reprovar muitos alunos em neoclássica e microeconomia, já houve até abaixo-assinado pra tirar ele de lá. Hoje ele não ensina mais no mestrado, mas continua na graduação. Esse professor é uma figura.
    André

    By Blogger Unknown, at 3/23/2006 02:17:00 PM  

  • O livro que fiz referência é um ótimo trabalho. E parece ser muito conceituado, principalmente, quando se fala de recursos hídricos. Tem outros grandes autores também. Tenho trabalhado muito em cima dos livros, artigos e textos dele. Não é qualquer um que tem PhD. em Chicago. Talvez ele seja até um amigo do Steven D. Levitt, aquele do Freakonomics. Ai você imagina o calibre do conhecimento do cara.
    Abraço, Joselmar

    By Blogger Joselmar Silva, at 3/23/2006 03:23:00 PM  

  • Joselmar...
    Sou amigo de Andre de Economia da UFBA, ele me veio falar de sua monografia que eh sobre recursos hidricos. Estou tb escrevendo sobre recursos hidricos, sendo meu orientador, Raymundo Garrido o que escreveu o livro de Economia do Recursos Hidricos...
    Se possivel me passa seu mail pra podermos mantermos contato e trocarmos informacoes..acho q iria ser bem interessante..e se possivel gostaria de ver sua monografia...
    Meu mail eh silvaniomagno@yahoo.com.br
    Aguardo um contato teu..
    Sds
    Silvanio

    By Anonymous Anônimo, at 3/31/2006 01:07:00 AM  

  • Ok. Silvânio. Farei contato via e-mail. Utilizo dois, um da UNISC (jsilva@mx2.unisc.br) e do Ibestvip(joselmarsilva@ibestvip.com.br).

    By Blogger Joselmar Silva, at 4/01/2006 06:21:00 PM  

  • Boa Noite! É um grande prazer encontra-lo aqui, pois sou funcionária ha 9 anos de uma empresa que funciona como agencia de água no Ceará, estamos implatando a cobrança e eu estou fazendo minha monografia sobre a cobraça do uso da água. Gostaria de saber um pouco mais sobre seu trabalho e talvez a troca de informações.
    att.
    Débora

    By Blogger Unknown, at 8/18/2009 09:57:00 PM  

Postar um comentário

<< Home