Olhar Econômico

01 abril, 2006

Antártica ficou 2º C mais quente em 30 anos, diz estudo


Um estudo realizado por cientistas britânicos e publicado pela revista americana Science mostra que, nos últimos 30 anos, a temperatura do ar na Antártida durante o inverno subiu mais de 2ºC.

Balões meteorológicos espalhados pelo continente de 1971 a 2003 mostraram que o aquecimento do ar pôde ser notado em toda a Antártida. A pesquisa também contou com o apoio de nove estações de pesquisas internacionais, a maior parte delas localizada na parte leste do continente. Os cientistas que publicaram o trabalho não sabem explicar a causa do aquecimento.

Consequências
Eles dizem que o fato pode estar ligado ao aumento de gases na atmosfera ou mesmo a variações naturais no sistema climático do continente. "Existe muita discussão sobre a relação entre o uso dos gases e o aumento da temperatura na Antártida", diz Dr. John Turner, um dos autores do estudo. "O problema é diferenciar o que é causado pela própria natureza e o que é resultado das atividades humanas", acrescenta. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo questionam a eficiência dos atuais modelos de controle climático, já que eles falharam ao simular o aumento da temperatura na Antártida. "Eu chequei todos os modelos (de controle) e concluí que a Antártida é muito mal coberta por eles", diz Dr. Jeff Ridley, cientista climático do Hadley Centre for Climate Prediction and Research. Os cientistas se preocupam com as possíveis conseqüências do aquecimento. Se totalmente derretida, a água contida nos blocos de gelo da Antártida pode elevar o nível do mar em até 60 metros.

A questão que fica é: Se gasta tanto com guerras, ocupações, mas, será que não é possível investir um pouco mais em tecnologia para mensurar esses níveis preocupante de derretimento das geleiras? Será...e o interesse econômico?

1 Comments:

  • Eu Amu o Mundo e é sempre Bom preserva o que esta se acabando
    bjus


    De Amanda Ayumi

    By Anonymous Anônimo, at 4/01/2008 07:48:00 PM  

Postar um comentário

<< Home