Olhar Econômico

08 abril, 2006

O Rio grande que queremos...


Após o encontro que definiu a visão de futuro para o Rio Grande do Sul, realizado nos dias 8 e 9 de março, o movimento O Rio Grande Que Queremos – Agenda Estratégica RS 2006/2020, iniciou uma nova etapa na construção do documento final que deverá estar pronto no segundo semestre deste ano. Nesta fase, o objetivo é construir o Mapa Estratégico da Agenda, a partir dos 11 temas escolhidos no encontro coletivo da Fiergs, que reuniu cerca de 850 representantes da sociedade gaúcha. Em cada um dos temas propostos (relação abaixo) foram sugeridos inúmeros e importantes objetivos a serem alcançados. “O trabalho coletivo, agora, é apontar quais destes objetivos serão incluídas no Mapa Estratégico”, afirma Ronald Krummenauer, diretor da Pólo RS e coordenador da parte técnica da Agenda.

A preocupação com a participação de representantes da sociedade no desenvolvimento desta fase da Agenda RS 2006/2020, também é constante entre os organizadores do movimento. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa onde a população gaúcha, do interior e da capital, irá escolher dois objetivos por tema para constarem do Mapa Estratégico. Agenda estará na Usina do Gasômetro Na capital, os organizadores do movimento também estão preparando uma reunião pública no próximo domingo, 9/4, na Usina do Gasômetro para aplicação da pesquisa. Segundo o presidente da Força Sindical, Cláudio Janta, que apoia a ação na Usina, “ninguém pode ficar de fora, pois todos os gaúchos têm um lugar assegurado na mesa de debates e discussões do projeto O Rio Grande que queremos”.

A pesquisa também pode ser realizada através do site do movimento - http://agendars2020.plugin.com.br/. “ Através desta mobilização, que irá envolver a distribuição dos volantes da pesquisa junto a população e também por amostragem, assim como pelo site do movimento, estaremos incluindo a população no processo direto de escolha das prioridades que irão integrar o Mapa”, igualmente afirma o diretor da Pólo RS, Ronald Krummenauer.

O prazo para término desta segunda etapa também já está definido. Será no dia 26 de abril, após um segundo encontro coletivo quando essas informações serão consolidadas dando forma ao Mapa Estratégico da Agenda RS 2006/2020. Temas apontados no encontro do dia 8 e 9 de março e que serão desdobrados no Mapa Estratégico que estará finalizado no dia 26 de abril após encontro coletivo:

1. Desenvolvimento do mercado;
2. Inovação e Tecnologia;
3. Meio Ambiente;
4. Gestão Pública;
5. Planejamento Estratégico, Qualidade e Gestão;
6. Ambiente Institucional e Regulatório;
7. Infra-Estrutura;
8. Disponibilidade de Recursos Financeiros;
9. Educação;
10. Cidadania e Responsabilidade Social;
11. Saúde e Habitação.